Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas...

...Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são passaros sob controle. Engaiolados o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros, porque a essência do pássaro é o vôo.



...Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado.



Rubem Alves


terça-feira, 13 de setembro de 2011

atividade 2.7: "Reflexões sobre o texto Pingos nos is: a importância das comunidades em rede"

A internet realmente é um fenômeno incrível! Milhares de pessoas, de qualquer lugar do planeta, podem se comunicar instantaneamente, pesquisar sobre doenças, produtos etc., etc. É uma cadeia de informações e conhecimento quase que infinitos disponíveis a qualquer cidadão. Estas informações podem se propagar de forma desarticulada, como foi a origem da própria rede mundial, ou de maneira articulada, organizada por um grupo de pessoas e com objetivos claros e específicos; e é aí que entra o fator educacional!
Podemos gerenciar projetos e programas voltados para a educação como um fator de formação e capacitação contínua ou, simplesmente, auxiliar nossos alunos a fazer melhor uso desta ferramenta tão poderosa que, sem dúvida, é um elemento propulsor ao auto-didatismo.
Portanto, temos que ter claro que é fundamental oferecer aos educandos o contato cotidiano com a máquina, mas este por si só, não garantirá seu adequado manuseio. É necessário que, enquanto educadores, construamos este perfil em nossos estudantes, favorecendo o espírito da curiosidade, da sede pelo saber, da investigação, enfim, da insatisfação pelo que lhe é dado pronto, a fim de que ele mesmo tenha autonomia para tirar suas dúvidas, buscar e construir seu próprio caminho rumo a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário