Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas...

...Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são passaros sob controle. Engaiolados o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros, porque a essência do pássaro é o vôo.



...Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado.



Rubem Alves


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

atividade 4.3 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


O uso das tecnologias trazem contribuições significativas quando são utilizadas juntas a um projeto curricular, e mediando a sua intenção pedagógicas que esteja voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Desse modo estão intensificando mudanças no modo de aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula.
A palavra chaves “integração” entre tecnologias e currículo, estabelece um novo olhar para a escola, para a sala de aula e ensino numa aprendizagem efetiva e motivadora.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade 3.8 : ILHA DAS FLORES


ILHA DAS FLORES
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

OBJETIVO:

    • Conscientizar os alunos quanto a preservação do meio ambiente

RECURSOS UTILIZADOS:
    • vídeo
    • internet
    • computador

DESENVOLVIMENTO

Utiliza-se, primeiramente, a linguagem oral para fazer um levantamento prévio do que os alunos sabem sobre o destino do lixo doméstico. Em seguida assistir o vídeo e iniciar o debate.
Propor aos alunos que iniciem na escola a separação do lixo (reciclável e orgânico). Produção de panfletos informativos sobre a importância do lixo reciclado. Visitas ao aterro sanitário e elaboração de um painel com fotos da visita.

AVALIAÇÃO
Avaliação será através de observação de acordo com o interesse e participação do aluno nas atividades propostas.